quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Penedo de Lexim - 29/12/2011


Ver mapa maio

Bem cedinho lá no encontramos e decidimos dar uma volta um pouco diferente do habitual, o destino desta vez foi subir ao Penedo de Lexim. 

Saimos do Magoito em Direcção a Cabriz para rapidamente atravessar para Lourel e Campo Raso. Daí para a frente foi sempre a pedalar pela zona de Sabugo e  Morelena. Depois da passagem por várias aldeias históricas por nós bem conhecidas, lá chegamos a Anços para nos prepararmos para a maior descida do dia, onde facilmente poderiam ser atingidos os 60 km/h. Após a descida, chegamos à aldeia de Pêras Pardas onde iniciamos uma longa subida,  que apresentava uma altitude inicial de 65 m e terminava aos 215m em pouco menos de 2kms (Durinho)... 

O Penedo do Lexim, para quem não sabe, é um local de grande importância científica, patrimonial e de grande cultura histórica que se encontra no concelho de Mafra.
O local, também chamado a Chaminé do Penedo de Lexim foi escolhido durante vários anos como espaço habitacional e onde podemos encontrar registado fases de ocupação de diversos períodos cronológicos, desde o Neolitico até à época Romana (4000 anos)

O regresso foi em direcção a Cheleiros de forma a que o trajecto de volta fosse o mais rápido e mais curto possível, chegando a Cheleiros, dirigimo-nos para Almorquim onde optamos por subir por alcatrão tal já era a falta de lubrificação das máquinas.

Rapidamente o topo foi atingido e da Terrugem até casa rolou-se a médias muito altas ... Para a História, ficam cerca de 57 Km em mais um dia muito bem passado e em óptima companhia


















1 comentário: